FinOps: gerenciamento de nuvem com economia e eficiência

Capa do artigo "FinOps: gerenciamento de nuvem com economia e eficiência" com várias peças quadradas com símbolos de uma nuvem, porém somente uma é vermelha com o símbolo branco, sendo as demais cinzas.
O FinOps é uma abordagem de gerenciamento de nuvem que busca a otimização dos recursos de forma eficiente e econômica. Leia mais no blog.

O FinOps é o gerenciamento e otimização dos recursos de nuvem de forma eficiente e econômica. Esse modelo propõe como trabalhar com a nuvem buscando maximizar o valor dos negócios de forma efetiva, por meio de times centralizados e colaborativos. 

A tendência de gastos com cloud, inclusive, é grande: conforme aponta a Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, os gastos mundiais das pessoas usuárias finais com serviços de nuvem pública devem crescer 21,7% e totalizar US$ 597,3 bilhões em 2023 – cifra bem acima dos US$ 491 bilhões registrados em 2022.  

Diante de números tão expressivos, é fundamental uma estratégia clara de curadoria e otimização da gestão destes serviços, como o FinOps. Conheça mais sobre esse conceito neste artigo!

Minha experiência

Em 2023, assumi mais um desafio daqueles de arrepiar. Em meados de fevereiro me deparei com o convite para assumir o time de Engenharia e Ciência de Dados que cuida e evolui as estratégias de G&A (Sales, General & Administrative). 

Dentre as inúmeras oportunidades, percebi uma que está muito conectada com a gestão eficiente dos serviços de cloud associando ao momento que o mercado pede não apenas otimizações organizacionais, mas financeira para garantir as operações e escalas de uso e consumo eficiente dos inúmeros serviços de infraestrutura e cloud.

Como o mercado e a rede estão cheios de sopas de letrinhas, resolvi escrever um artigo sobre algo que parece novo, mas que sempre existiu mudando apenas de nomes, mas atualmente conhecido como FinOps.

Definição de FinOps 

A definição de FinOps é um modelo operacional para a nuvem, isto é, uma abordagem que reúne práticas de finanças e operações que facilitam o gerenciamento e otimização dos custos dos serviços de nuvem, para que os recursos sejam usados de forma eficiente e econômica.

Inclusive, é comum encontrar times com profissionais diversos nesse modelo operacional, pois ele reúne profissionais de diferentes áreas: tecnologia, negócios e finanças, para oferecer o melhor para gerir recursos otimizados.

Além disso, FinOps demanda uma mudança cultural grande em uma organização. Para alcançar alta eficiência, o trabalho de times com background diferentes, sem estarem isolados em silos, requer uma transformação geral de cultura.

Assim, seguindo esse modelo operacional, a integração das equipes de tecnologia, negócios e finanças permite operações rápidas e eficientes, impactando diretamente no melhor uso e performance da nuvem. 

Objetivos de FinOps

Aqui falamos muito sobre economia, mas FinOps tem como objetivo maximizar receita ou valor comercial por meio da nuvem. Assim, as empresas podem gerenciar seus gastos e manter o desempenho, confiabilidade e segurança nas operações.

O time multidisciplinar vai estabelecer um conjunto de princípios, valores e práticas para toda a empresa, que visa o acompanhamento, análise e otimização dos custos. A meta é clara: alinhar os gastos com objetivos de negócios e encontrar um equilíbrio entre otimização de custos e desempenho.

Aplicabilidade de FinOps

A aplicabilidade de FinOps é ampla em diversas áreas de tecnologia, como nuvem, big data, inteligência artificial e internet das coisas. Em cada uma dessas áreas, a abordagem de FinOps é adaptada para atender às necessidades específicas de cada empresa e infraestrutura.

Princípios

Como dito anteriormente, a cultura FinOps tem princípios que levados em conta na hora da adoção da prática:

Colaboração entre equipes 

Os times multidisciplinares trabalham utilizando as práticas de FinOps com foco em eficiência e inovação. A colaboração possibilita que cada área explore o seu melhor: a equipe de financeiro pode acompanhar o ritmo de TI e a de engenharia entender o custo como métrica de eficiência, por exemplo.

Orientação voltada para valor comercial da nuvem

Vale lembrar que na cultura FinOps, o foco não é o corte de custos, mas sim a maximização do valor de negócios. Na prática, não são tomadas ações reativas voltadas ao corte de despesas, o foco é na análise de custos, do crescimento e desempenho. 

Portanto, a estratégia orienta as decisões sobre recursos na nuvem, pensando no equilíbrio de custo, velocidade e qualidade.

Responsabilidade compartilhada

As equipes multidisciplinares recebem autonomia para gerenciar seu orçamento e também a responsabilidade pelo uso e custos da cloud. Por isso, existe a indicação que times técnicos incluam o custo como métrica de eficiência e que exista o acompanhamento dos dados para a prestação de contas.

Dados acessíveis

A indicação é que os dados de custos sejam processados e compartilhados assim que estiverem disponíveis, garantindo transparência e decisões alinhadas à realidade da empresa. 

Além disso, a visibilidade dos gastos em tempo real estimula também feedbacks mais rápidos, resultando em mais eficiência para todos os times envolvidos. Por exemplo, os dados podem mostrar a necessidade de ações corretivas ou até mesmo oportunidades a serem abraçadas.

Time centralizado

É preciso compreender que FinOps é um processo distribuído, onde a empresa inteira é envolvida, mas sob o controle de uma equipe centralizada. Até porque é esse time que incentiva, ensina e possibilita as práticas de FinOps dentro da empresa de maneira institucional.

Por isso, taxas, descontos, upgrades, renegociações e outras ações são centralizadas pela equipe especializada de FinOps, liberando os demais times para atuarem nas respectivas áreas.

Modelo de custo variável da nuvem

Ao falar do modelo de custo variável da nuvem, estamos falando de aproveitar as oportunidades que podem surgir para agregar mais valor, por exemplo, a comparação de preços e descontos entre fornecedores. Uma das sugestões, por exemplo, é não se apegar tanto aos planos a longo prazo e analisar os dados para planejamentos iterativos ágeis.

Temos um vídeo sobre como simplificar e acelerar a jornada de cloud. Então, assista e depois conta pra gente o que achou!

Benefícios de FinOps

A adoção da estratégia de FinOps pode trazer diversos ganhos para as empresas que trabalham com tecnologia e infraestrutura de dados. A seguir, vamos destacar alguns desses ganhos:

  • Redução de custos: a estratégia de FinOps pode ajudar a identificar e reduzir gastos desnecessários e desperdícios, resultando em uma redução significativa nos custos de infraestrutura.
  • Eficiência operacional: ao otimizar o uso de recursos de infraestrutura, a estratégia de FinOps pode ajudar a aumentar a eficiência operacional da empresa, reduzindo o tempo de inatividade e melhorando a disponibilidade de recursos.
  • Maior transparência financeira: a estratégia de FinOps pode ajudar a aumentar a transparência financeira da empresa, permitindo que pessoas gestoras tenham uma visão clara dos custos envolvidos na infraestrutura de tecnologia.
  • Aumento da colaboração entre equipes: a estratégia de FinOps pode incentivar a colaboração entre equipes de finanças, operações e tecnologia, resultando em uma melhor comunicação e alinhamento de objetivos.

Quando penso em uma imagem para representar o conceito, métodos e ciclo de vida, ilustro com algo assim:

Imagem do artigo sobre FinOps que traz os tres pilares do ciclo de vida para uma governança sustentável de Cloud. Esses pilares são:Informar: Dar visibilidade e Alocação de recursos.Otimizar: Utilização, escala e taxas de cada serviço.Operar: Melhor, coletar indicadores e garantir a continuidade.

Conclusão

Por fim, a estratégia de FinOps pode trazer diversos ganhos para empresas que trabalham com tecnologia e infraestrutura de dados, ajudando a reduzir custos, aumentar a eficiência operacional, melhorar a transparência financeira e incentivar a colaboração entre equipes. 

Ao adotar essa abordagem, as empresas podem garantir que seus recursos de infraestrutura sejam usados de forma eficiente e econômica, contribuindo para o sucesso do negócio.

Procura saber mais sobre FinOps? Nosso time da StackSpot pode te ajudar!

Referências

Autoria

Julio Cesar Andrade de Souza (Julião)
Head of technology, Products & Data at StackSpot

Consuma inovação,
comece a transformação

Assine nosso boletim informativo para se manter atualizado sobre as práticas recomendadas mais recentes para aproveitar a tecnologia para gerar impacto nos negócios

Related posts